Cerca de 60 estudantes da UFSM estão no quinto andar do prédio da reitoria desde às 13h15min desta terça-feira. Após reunião com o reitor da instituição, Paulo Brumann, os estudantes seguem ocupando o andar do prédio administrativo.
Apesar do pedido de diálogo por parte da reitoria para debater a questão, os estudantes reivindicam a revogação da resolução da moradia que, segundo eles, tira a autonomia dos estudantes com relação a gestão das Casas do Estudante, entre outras pautas.
Enquanto não forem atendidos, eles afirmam que não sairão do prédio.
Resolução sobre moradia
No dia 26 de setembro foi aprovada no Conselho Universitário - CONSU, com maioria absoluta de votos a nova resolução que regulamenta a moradia da UFSM e substitui a 004/2008.
O DCE pegou vistas do processo para apresentar uma nova proposta, por isso foram chamadas reuniões e Assembleia Geral na Casa do Estudante Universitário 2.
Da proposta apresentada pelos estudantes, destacam-se três mudanças: a não existência de edital para entrar nas moradias; autonomia das Diretorias no controle de vagas garantindo um processo transparente; a opção dos adolescentes de 16 e 17 anos de morarem na União e na CEU 2.
Na reunião do dia 26, foram aprovadas a existência de um edital e o controle de vagas ficar praticamente a cargo da pró-reitoria de Assistência Estudantil o que, no entendimento do DCE, foi considerado "um retrocesso histórico, pois há mais de 30 anos a autonomia na gestão das vagas esteve sob responsabilidade das Diretorias das CEUs, garantindo um processo participativo e transparente", conforme texto publicado na página do diretório no Facebook.
"